sábado, 8 de outubro de 2011

Algumas das guitarras mais famosas do showbizz


1 - Lucille / B. B. KingÉ notável que diante de vários nomes como Eddie Van Halen, Marc Knofler, Tony Iommi, e muitos outros.



Não foi sitados aqui, levando enconta que se fossemos sitar todos faria um livro e muita gente se quer iria ver as fotos. Essa materia saiu no yahoo eu apenas estou complatando a matéria.

 A primeiríssima da lista é uma guitarra que entra sozinha no palco. Batizada de Lucille por seu pai, o lendário bluesman B.B King, essa Gibson ES-345 foi produzido pela primeira vez em 1959. Desde então, o guitarrista despeja seu timbre maravilhoso pelos quatro cantos do mundo. Até ao Vaticano Lucille já foi. Modelos similares e atualizados são utilizados por vários discípulos e fãs de King, seja no blues ou no rock. Uma curiosidade é que ela tem duas entradas, uma para cabo mono e outra para estéreo.

Mais informação no site B.B. King Lucille

=========================================================================
2 – Gibson Double Neck / Jimmy Page (Led Zeppelin)


Apesar de já existir desde a década de 1960, tendo inclusive sido tocada por Elvis Presley no filme “Spinout”, foi com Jimmy Page que a Gibson EDS-1275, mais conhecida como Double Neck, tornou-se mundialmente popular. O visual causado no palco com uma guitarra de dois braços gerava grande excitação nos fãs do Led Zeppelin. É possível conferir sua performance no show que a banda inglesa fez no Madison Square Garden, em 1973, registrado para o longa “The Songs Remains The Same”.


Mais informação no site Jimmy Page (Led Zeppelin) - EDS-1275 Double Neck
==========================================================================
Strat / Jimi Hendrix




Na grande maioria das listas sobre os maiores guitarristas de todos os tempos, Jimi Hendrix estará no topo. O homem que deu sentido à guitarra elétrica teve uma carreira breve, porém intensa, além de influenciar, até hoje, uma legião de instrumentistas. Apesar de ter usado uma Gibson Flying V, com motivos psicodélicos, foi com a Fender Stratocaster que Hendrix forjou seu legado.
Um dos diferenciais do modelo, feito sob especificações do músico, foi a alavanca do trêmolo que o habilitou a usá-la sem que a guitarra saísse da afinação. Por causa de Jimi Hendrix, muitos artistas passaram a utilizar a Stratocaster. Dentre eles, o brilhante e temperamental Ritchie Blackmore, fundador do Deep Purple e do Rainbow. É possível comprar réplicas do fabricante.

Mais informação no site Jimi Hendrix’s Late-’60s Strats
==========================================================================
Red Special / Brian May (Queen)



Uma das guitarras mais peculiares e especiais desta lista é a Red Special de Brian May, do Queen, pelo fato de ela ter sido idealizada, desenhada e construída pelo próprio com a ajuda de seu pai, que era técnico em eletrônica. Também conhecida como Old Lady, o instrumento foi concebido basicamente com o uso de pedaços de madeira de uma mesa velha e de uma moldura de lareira, além de uma agulha de tricô, dentre outras parafernalhas. Apenas os captadores, um set de pickups Burns Tri-Sonic com coberturas metálicas, não foram fabricados pelos May.


O resultado é umas das guitarras mais famosas e misteriosas do rock. Vários fabricantes e luthiers já tentaram copiar seu som. Alguns chegaram perto e só. O som tirado por Brian Bay é de fácil identificação. Original. Apenas o técnico australiano Greg Fryer teve a honra de explorar o instrumento, claro, com autorização do astro. E Fryer, além de reformar a Red Special, construiu duas réplicas fidedignas.

Mais informação no site http://www.brianmayguitars.co.uk/
==========================================================================
Rocky / George Harrison (Beatles)

No auge da psicodelia, George Harrison meteu a mão na massa e, munido de tinta e esmalte, alguns de sua então esposa, Patty Boyd, transformou sua Fender Sonic Blue 1962 em Rocky, a guitarra mais louca dos anos 1960. O beatle se inspirou um pouco no arco-íris e em símbolos do Hare Krishna. É possível vê-la nos vídeos de “All You Need is Love” e, com mais destaque, “I Am The Walrus”. Harrison chegou a utilizar a Rocky na gravação de três discos: “Revolver”, “Rubber Soul” e “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.


Mais informação no site http://classicrock.about.com/od/bandsandartists/p/george_harrison.htm
==========================================================================
Chromeboy / Joe Satriani










Símbolo da guitarra virtuose, a JS 10 Chromeboy, feita sob medida pela Ibanez para o americano Joe Satriani, sempre impôs muito respeito, tanto pelo som como por seu visual cosmopolita. Seu corpo é coberto por alumínio; a mão é cromada. O aspecto futurista ganha mais impacto com a iluminação dos shows. Um dos maiores e mais respeitados guitarristas de todos os tempos, Satriani notabilizou-se por seu técnica apurada e a grande velocidade com que executa seus solos.


Mais informação no site Chromeboy / Joe Satriani
=========================================================================
Matéria completa Clique Aqui

                                                          Até + V

Nenhum comentário:

Postar um comentário