quarta-feira, 18 de agosto de 2010

HORÁRIO POLÍTICO, QUEM PAGA A CONTA?

As emissoras de rádio e televisão quando cedem um horário para as campanhas políticas na verdade fazem as contas de quanto ganhariam se tivessem vendido comerciais no horário e elas descontam este valor nos impostos que deveriam pagar, o valor não é pago pelos candidatos e partidos políticos.

Devido ao horário eleitoral gratuito, a Receita Federal deixou de arrecadar, desde 2002, R$ 3,2 bilhões. Isso porque para compensar as perdas das empresas de comunicação, que deixam de receber dos anunciantes comerciais nos 130 minutos (2h10) diários de propaganda eleitoral, a União arca com os custos ao proporcionar aos veículos o benefício da renúncia. O benefício às emissoras, que veiculam o horário eleitoral obrigatório, é garantido pela legislação eleitoral (lei 9.504/2007).

Em 2010, pouco mais de R$ 851 milhões deixarão de ser recolhidos pela Receita por causa das propagandas partidárias, o maior valor dos últimos oito anos. É como se cada um dos mais de 190 milhões de brasileiros, indiretamente, pagasse cerca de R$ 4,45 para receber informações sobre os candidatos e os partidos políticos nas rádios e TVs.

O cálculo é baseado no princípio de que a Receita Federal “compra” o horário das emissoras, permitindo que deduzam do imposto de renda 80% do que receberiam caso vendessem o período para a publicidade comercial. Nas negociações publicitárias, é hábito a comissão de 20% para as agências de publicidade. Mas como na publicidade em questão (propaganda partidária) não há nenhuma agência intermediando.


                                  Até +....

Fonte: Gospel Noticias

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